tradutor/translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ser igreja hoje



"Edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela." (Jesus)


Jesus Cristo deu sua marca distintiva à igreja, que idealizou com essas palavras. Ela é um projeto nascido na expectativa divina de vitória contra o pecado, a morte e o mal. Mas, será que as pessoa sabem disso quando falam da igreja?
Eis aí uma constatação, galera: cada vez fica mais difícil usar a palavra igreja  no meio cristão. Muitas vezes para sermos entendidos, precisamos definir em que sentido estamos usando esta palavra.
Por exemplo, há aqueles que utilizam a palavra igreja pensando no lugar de adoração, no espaço físico onde as pessoas estão reunidas. Na verdade, a palavra que melhr define esta ideia é TEMPLO, e não igreja.
Outras pessoas utilizam a palavra igreja para fazer referência à denominação a qual pertencem.
Esse uso particular da expressão traz muitos problemas, principalmente, quando uma igreja qualquer, simbolizando uma denominação (seja ela qual for) insiste em possuir em maior grau ou autoridade o poder que Deus oferece a toda e qualquer igreja que surge à partir da fé em Cristo.
E então, galera, onde podemos encontrar o melhor significado para a palavra igreja, de modo a nos envolver no projeto de Deus?
Bom, a primeira afirmação que podemos fazer acerca da igreja é: ela aponta para a ideia de coletividade, pessoas,reunidas em torno do Senhor Jesus e obedientes à ele (congregação). Em outras palavras, a igreja somos nós.
Podemos perceber no livro de Atos a transição no conceito de igreja, que passou de lugar de adoração (templo) para a pessoa do adorador (cristão):
"E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas." (At5.11);


"E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres..." (At 8.3);


"E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos." (At 15.3)


A igreja é composta daqueles que creem em Cristo, pessoas que temem, que sofrem perseguições e que, também se alegram, coletivamente, em torno da fé cristã.
Mas não nos podemos desfazer do sentido geográfico. igreja também é, no Novo testamento, congregação "local" de homens e mulheres, que se reuniam em casas, cidades, regiões, etc. Nesse sentido estão os textos a seguir:
"E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém..." (At 11.22);


"E na igreja em Antioquia havia alguns profetas e doutores,..." (At 13.1a).


A partir das viagens missionárias de Paulo, iam se formando igrejas nas cidades ao redor do Mediterrâneo. As Epístolas do Novo Testamento foram escritas para essas congregações locais.
Mas, o principal aspecto que precisamos considerar é  o sentida da vocação (chamada divina) para a salvação (também chamada de "profissão de fé"), ou seja, nossa resposta de fé ao chamado de Deus (evangelho).
Paulo escrevendo aos romanos, disse que eles foram "...chamados para serem de Jesus Cristo" (1.6). Ou seja, Deus chama, os homens se reúnem para adoração e serviço a ele que, pelo Espírito, os abençoa.
Cada um de nós pode ser, pela fé, a igreja que Cristo idealizou. É um grande privilégio pertencer ao corpo de Cristo e viver para ele.
E você? Já pertence a Cristo e faz parte de sua igreja? O que está esperando?



Nenhum comentário:

Postar um comentário